Skip to content

Circo Voador torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio

Circo Voador torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio

☉ Dec 05, 2024
4 views
Spread the love

Palco de apresentações icônicas e símbolo da cena musical do Rio de Janeiro, o Circo Voador, na Lapa, no centro da capital, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O título foi dado pelo governador Cláudio Castro, por meio da Lei 10.604/24, publicada nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial, em reconhecimento à relevância do espaço para a cultura fluminense.

Fundado por um grupo de artistas e produtores culturais, em 1982, o Circo Voador é uma verdadeira entidade cultural do país.

A declaração do espaço como Patrimônio Cultural Imaterial não impede a realização de obras, reformas ou outras intervenções, diz a lei.

“Na programação, bandas consagradas e artistas que estão despontando no cenário musical voam harmoniosamente dentro d’A Nave, que é palco ainda de exibições de filmes, exposições e tudo mais que tiver arte no meio. A música é quem manda, mas o engajamento social segue junto com o Circo oferecendo anualmente diversos projetos e cursos voltados para educação e cultura”, diz o Circo Voador.

O governador também declarou a Roda de Samba Marquinhos de Oswaldo Cruz como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, como prevê a Lei 10.606/24. Marquinhos de Oswaldo Cruz foi um dos criadores do Trem do Samba, projeto que promove o ritmo e os sambistas do Rio.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Restos mortais de congolês morto no Rio serão preservados

Azul suspende operação em 12 cidades brasileiras

São Paulo ainda registra alagamentos e trânsito intenso após temporal

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Chuva deixa 179 mil imóveis sem energia elétrica em São Paulo

Frente Parlamentar pede que TCU reavalie decisão sobre Pé-de-Meia

Temporal em São Paulo prejudica a operação de várias linhas do metrô


Últimas Notícias