Skip to content

Mosca-da-carambola leva quatro estados à emergência fitossanitária

Be First to Comment

Leave a Reply

Mosca-da-carambola leva quatro estados à emergência fitossanitária

☉ Nov 21, 2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência fitossanitária no Amapá, Amazonas, Pará e em Roraima devido a presença da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae). A medida, publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União, vale por um ano e visa controlar o risco de a espécie se espalhar por outros estados, permitindo monitoramento, contenção e controle da ameaça..
Nativa da Indonésia, Malásia e Tailândia, a espécie foi detectada pela primeira vez no Brasil em 1996, no Amapá. A mosca-da-carambola representa uma grande ameaça à agricultura do país por causa dos riscos à saúde humana, à produção de alimentos saudáveis e consequentes danos econômicos que essa praga pode causar, principalmente, à fruticultura.
Ao se alimentar de um fruto, a mosca-da-carambola deposita larvas que se tornam hospedeiras e aceleram o processo de amadurecimento e queda do fruto já estragado. Além da carambola, de maior preferência, a praga também pode atacar outras frutas, como goiaba, manga, jambo, acerola e tangerina, tornando os frutos inviáveis para consumo humano e aumentando o custo da produção por causa das medidas de combate.
 

Leia mais:

Ministério da Agricultura confirma mais dois casos de gripe aviária no Brasil

El Niño e mudanças climáticas afetam safras e dificultam previsão para agricultura em 2024

Moscas são atraídas pela cor azul; pesquisadores descobriram o porquê

Desde 2017, o MAPA estabeleceu os procedimentos para prevenção e erradicação da praga quarentenária, ou seja, que está restrita a algumas regiões do país. Até o início de 2023, a mosca-da-carambola estava restrita aos estados do Amapá, Roraima e Pará; e em março, Roraima foi declarado sob quarentena por tempo indeterminado.
O estabelecimento dessas medidas possibilita um conjunto de ações em pomares comerciais e áreas de ocorrência de frutos hospedeiros, locais de comercialização, transporte de cargas e bagagens de passageiros, que buscam conter a proliferação da mosca-da-carambola. São desde a orientação da população sobre não colher e transportar frutos do chão e, áreas de ocorrência da espécie, até o uso de armadilhas e pulverizações com iscas tóxicas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mosca-da-carambola leva quatro estados à emergência fitossanitária no site CNN Brasil.

CNN Brasil: Mosca-da-carambola leva quatro estados à emergência fitossanitária

Leave your vote

12.6k Points
Upvote Downvote
cnnbrasil
https://www.cnnbrasil.com.br

Brasil x Japão ao vivo: tempo real e onde assistir final ao amistoso da Seleção Feminina

Arana, do Atlético-MG, defende “incentivo financeiro” ao Flu e manda recado a Diniz

Atlético-MG vê chance de título praticamente triplicar após vencer o São Paulo

Atlético-MG vence São Paulo com gol nos acréscimos e segue vivo na briga pelo título

Juíza autoriza marido de Ana Hickmann a ver o filho na presença de terceiros

Marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa desiste de ação de divórcio, diz advogado

Cássio comenta propostas e deixa futuro em aberto no Corinthians


Wall



Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.