Skip to content

Após 1 mês de guerra, apoio a Israel cai e mensagens neutras prevalecem, diz Quaest

Be First to Comment

Leave a Reply

Após 1 mês de guerra, apoio a Israel cai e mensagens neutras prevalecem, diz Quaest

☉ Nov 10, 2023

Assunto de maior mobilização política no Brasil desde os ataques de 8 de janeiro, a guerra entre Israel e Hamas se mantém como debate de ampla repercussão nas redes sociais, mas com mudanças significativas no apoio a israelenses e palestinos e predominância das mensagens neutras, conforme monitoramento da Quaest obtido pela CNN.
A proporção de mensagens pró-Israel era de 75% em 7 outubro, quando o Hamas atacou Israel, e permaneceu em pelo menos 50% ao longo dos primeiros 12 dias de conflito, tendo seu ápice em 10 de outubro, com 84% de postagens e conteúdos favoráveis ao país, sob impacto do ataque terrorista perpetrado pelo Hamas.

Leia Mais

Israel suspenderá ataques por 4 horas diariamente no norte de Gaza, dizem EUA

Como começou o conflito entre Israel e palestinos

Antissemitismo mostra sociedade imatura em relação às minorias, diz à CNN presidente da Confederação Israelita do Brasil

Com o avanço da ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza e a piora das condições humanitárias da população civil palestina no território, aumentaram as críticas ao governo do país, e as mensagens neutras passaram a prevalecer, assim como houve aumento da proporção de postagens pró-Palestina.
Desde o fim de semana, o volume a favor dos palestinos tem sido maior que o dos israelenses, chegando à maior fatia na série histórica na quarta-feira (8), com 30%.
Em números absolutos, as menções pró-Israel foram de mais de 526 mil no dia 7, chegando ao ápice de 782 mil no dia 10 – as postagens pró-Palestina quase atingiram 114 mil no mesmo dia 7 e subiram a 121 mil no dia 10.
Esse pico se explica por ter sido o dia em que o monitoramento da Quaest registrou o maior volume de conteúdo em redes como X (ex-Twitter), Instagram, Facebook e YouTube, além de material coletado via Google e sites de notícias – foram mais de 926 mil citações ao conflito em Gaza.
No último dia do monitoramento, a Quaest detectou quase 184 mil menções, menor volume da série histórica, das quais quase dois terços foram classificadas como neutras.
A data também foi a primeira a apontar menos de 10% dos conteúdos favoráveis a Israel.
Em comparação a outros temas que mobilizaram os brasileiros nas redes sociais, a guerra se mantém com média diária significativa, ainda que o volume de menções e alcance tenha caído substancialmente. Na média diária, a guerra entre Israel e Hamas só não provocou maior debate do que o 8 de janeiro, mas obteve alcance muitas vezes superior ao do ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
VÍDEO – Agenda de embaixador de Israel com Bolsonaro repercute mal no governo, dizem fontes

Agenda de embaixador de Israel com Bolsonaro repercute mal no governo, dizem fontes | CNN 360º

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após 1 mês de guerra, apoio a Israel cai e mensagens neutras prevalecem, diz Quaest no site CNN Brasil.

CNN Brasil: Após 1 mês de guerra, apoio a Israel cai e mensagens neutras prevalecem, diz Quaest

Leave your vote

18k Points
Upvote Downvote
cnnbrasil
https://www.cnnbrasil.com.br

Fortaleza será o 1º clube do Nordeste a jogar a Série A por seis anos seguidos

Colapso de mina em Maceió pode acontecer a qualquer momento, alerta Defesa Civil

Médicos dos SUS suspeitos de fraudar ponto são afastados de hospital no RS

Fortaleza bate Red Bull Bragantino, acaba com jejum e fica perto da Sul-Americana

Mudar imagem negativa da bruxa é importante, diz Cleo sobre nova série da Disney

STF autoriza governo a pagar precatórios com crédito extraordinário

Warner divulga primeiras imagens de “Furiosa”, filme da saga Mad Max; veja


Wall



Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.